PALESTRAS DISPONÍVEIS NO CANAL NO YOUTUBE
Quando o laudo é um ato automático, corre o risco de ser prolixo, cansativo, com dados irrelevantes e até mesmo equivocados!
Devemos nos habituar a analisar as frases de laudo de forma crítica porque muitas delas são fruto de mera cópia de laudos de outras pessoas e que quando adquirimos mais conhecimento percebemos que merecem algum ajuste, não tem sentido ou até mesmo estão erradas - as que devemos dar um "chá de sumiço"!
ARTROSE ACROMIOCLAVICULAR - "Artrose acromioclavicular com redução do espaço articular, afilamento das cartilagens e hipertrofia capsulossinovial comprimindo a junção miotendínea do supraespinhal”.
BURSITE TROCANTERIANA - Você usa a frase "bursite trocanteriana" corretamente? Sabe bem a anatomia peritrocanteriana? Assista o vídeo e, se quiser mais informações, visite a página ANATOMIA - BACIA E QUADRIL.
ESTIRAMENTO / LESÃO PARCIAL DO LCA - Você usa essa frase com frequência? Nesse vídeo estão algumas razões para termos cuidado com essa frase, pois nem sempre podemos excluir uma rotura completa!
Muitas vezes ficamos em dúvida sobre a melhor forma de descrever certas alterações :(
A literatura é confusa ou controversa, trabalhamos em serviços ou com radiologistas que têm opiniões ou visões diferentes sobre o assunto, não temos base teórica suficiente, a percepção do médico solicitante pode ser diferente...
Não existe uma "receita de bolo" e nem uma resposta única correta para as descrições. A intenção não é ser o "gabarito", mas sim fornecer conteúdo baseado na literatura e comentar experiências do dia a dia para ajudar você a criar a melhor forma de descrição de acordo com suas necessidades.