top of page

Desejos para 2019


A cada novo ano fazemos nossa listinha de desejos e resoluções. Mas nem sempre conseguimos concretiza-las, já que nem sempre as coisas dependem apenas de nós. Um dos maiores ensinamentos de Gandhi dizia que “Temos de nos tornar na mudança que queremos ver no mundo”, porque, uma vez que mudamos nossas atitudes, por menores que sejam, acabamos por mudar de alguma forma o que está a nossa volta.


Desejo para todos que me acompanham em 2019 cultivar internamente o que gostaria que houvesse mais ao nosso redor:


- Gentileza: nem sempre é fácil sermos gentis com todos o tempo inteiro, mas se pensarmos com empatia, nos colocando no lugar dos outros (do paciente fragilizado pela possibilidade de um diagnóstico que pode mudar sua vida, do médico assistente que tem dúvidas e a responsabilidade de resolver o problema dos seus pacientes, dos funcionários muitas vezes sobrecarregados) conseguiremos desenvolver maior gentileza no trato com os demais e assim recebermos mais gentileza em troca.


- Coragem: Precisamos de muita coragem no dia a dia; para quem mora no Rio de Janeiro, além da coragem para sair de casa precisamos de muita coragem para fazer o que é certo, vencermos o medo das mudanças, sairmos da zona de conforto, aprendermos coisas novas, reconhecer nossas falhas e limitações, sermos honestos conosco e com os outros mesmo que isso cause conflitos, irmos de encontro ao pensamento da maioria, não escolhermos só o que é conveniente, etc. "A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras" (Aristóteles).


- Equilíbrio: saber equilibrar lazer, trabalho, família, educação e cuidado consigo mesmo é uma arte possível, ainda mais se pensarmos em todas as facilidades que temos hoje em dia que otimizam nosso tempo. Infelizmente, o tempo que ganhamos de um lado desperdiçamos de outro nos excessos de reclamações e mídias sociais. Aprender a aproveitar o tempo nos ajuda a viver a vida com mais equilíbrio e menos estresse, conforme vimos no blog sobre gestão de tempo (http://www.mskrad.com.br/blog/dominando-o-visual-minimalismo-elegante)


- Sabedoria: o saber vai além do acúmulo de dados, informação e conhecimento, incluindo experiências e práticas que se tornam evidências e certezas intuitivas mais precisas. É quando conseguimos aplicar a inteligência e os princípios entendendo o porque do que fazemos. É através da sabedoria que chegamos ao ápice da pirâmide do conhecimento, que é a clareza do propósito, discutido mais profundamente no blog sobre informação e conhecimento (http://www.mskrad.com.br/blog/informa%C3%A7%C3%A3o-x-conhecimento) .


- Respeito: o respeito não é somente relacionado ao próximo, é, antes de tudo, respeito a si mesmo. Devemos buscar o autoconhecimento para saber o que queremos e no que acreditamos, para podermos respeitar nossos limites e convicções. Afinal, não podemos reclamar do que permitimos. E quantas coisas acabamos permitindo no dia a dia? No blog do Halloween (http://www.mskrad.com.br/blog/haloween) vimos o quanto acabamos contribuindo para que aconteça o qee não desejamos. Devemos alinhar nossas ações aos nossos desejos e não aos nossos temores.


- Autenticidade: “Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro” (Dalai Lama). Ser autêntico torna a vida mais leve, pois tiramos de nós o peso das máscaras e não desperdiçamos energia em dissimulações. Sermos verdadeiros conosco é o primeiro passo para sermos honestos com os outros. E honestidade também não deixa de ser uma forma de respeito a nós mesmos e ao próximo.


- Alegria: a alegria não deve ser restrita apenas ao lazer, deve fazer parte do cotidiano. Trabalhar com alegria é fundamental, afinal trabalhamos 11 meses e só temos 1 mês de férias e alguns feriados, e muitos profissionais nem isso. Portanto, é fundamental que a alegria faça parte do dia a dia e não seja reservada a momentos específicos, o que, paradoxalmente acaba trazendo ansiedade que faz com esses momentos não sejam tão maravilhosos assim pelo peso de terem que ser perfeitos para compensar os outros momentos nem tanto.


-Paixão: agir com paixão é o melhor antídoto contra o tédio e nos dá energia para seguir em frente!


Tudo de bom em 2019 para todos!

Comments


bottom of page