Os cursos presenciais eram praticamente a única opção para os estudantes, até que com a pandemia, houve um boom de cursos online e hoje a EAD já ultrapassa o número de vagas da modalidade presencial. Enquanto que, no início da pandemia, a maioria dos médicos ainda preferisse e sentisse falta dos cursos presenciais, atualmente grande parte dos profissionais prefere os cursos online pelas suas inúmeras vantagens e a maioria dos cursos recebem boas avaliações dos alunos.
Porém, um dado chama atenção: mais de 70% das pessoas já pagaram por um ou mais cursos online que não conseguiram concluir. Uma das razões apontadas por algumas pesquisas é o curso não atender às expectativas e ser considerado enfadonho, mas essa não é a principal. O que mais de 80% das pessoas alegaram em uma pesquisa foi a falta de tempo, que nem sempre é real, e sim resultado de má gestão e falta de estratégia.
Algumas ações ajudam a evitar o desperdício de tempo e dinheiro com diversos cursos inacabados:
Segure a empolgação!
Somos o tempo todo bombardeados com propagandas e muitas utilizam o famoso gatilho mental da escassez, aquela tática de falar "é só até amanhã", "últimas vagas", "desconto só para os primeiros que se inscreverem", etc. Mas, você já percebeu que a maioria dos cursos em poucas semanas ou meses já está anunciada novamente? Devemos nos policiar para não nos empolgarmos e sair se inscrevendo em inúmeros cursos ao mesmo tempo só para não perder a oportunidade ou não esquecer. Curso não é figurinha - é para ser feito e não para ser colecionado!
Princípio do "Pega varetas"
Antes de você pensar que ninguém joga mais isso hoje em dia (e talvez esse seja o problema, rsrs), pense que o espírito da coisa se mantém!
Assim como só dá certo pegar as varetas uma a uma, é muito mais fácil e eficiente fazer uma coisa de cada vez. Não adianta ficar acumulando cursos - o ideal é terminar um e só depois comprar outro, mesmo que eles fiquem disponíveis por muito tempo. O fato de um curso ficar disponível por um ano não quer dizer que você tenha que fazer esse curso usando o ano todo. Usar a regra de um curso por vez faz você aproveita-lo muito mais, além de conseguir terminar. A tática de comprar vários cursos de uma vez achando que você vai administrar bem o tempo, já que tem o ano todo, não costuma dar certo para muita gente, que acaba procrastinando e, quando se dá conta, o ano já está acabando e os cursos estão todos lá, alguns intocados, o que só gera ansiedade. Já comprar um só de cada vez, sabendo que só vai comprar outro depois que terminar esse antes, pode funcionar como um estímulo a mais para terminar logo esse curso para comprar o outro.
Foque no agora!
Nossa tendência natural é pensar no futuro e, quando descobrimos um curso, sempre ficamos com a impressão que ele vai ser útil "um dia". Entretanto, alinhar o curso com a maior necessidade do momento tem inúmeras vantagens, como a motivação ser maior, já que você vai se animar em resolver problemas reais e atuais. Isso costuma ter um efeito secundário benéfico de fazer com que você consiga terminar o curso em menos tempo, o que também pode te ajudar a ter tempo para conseguir rever as aulas, aumentando a fixação. Além disso, você vai conseguir aliar a teoria com a prática no seu dia a dia e conseguir tirar mais dúvidas práticas.
Tenha uma motivação específica
A motivação está diretamente ligada ao tópico anterior, de pensarmos no agora, o que nem sempre é fácil porque somos pressionados a ter que saber tudo e tendemos a ficar acumulando informações loucamente sem foco, muitas vezes influenciados pela pressão das mídias sociais e da comparação com os outros.
Pense no porque de você resolver fazer um curso, mas não de forma genérica, como “vai ser bom pra minha carreira” ou “todos estão fazendo e gostando, então tenho que fazer também”. Seja mais específico consigo mesmo – no que esse curso vai me ajudar nesse momento? O que estou sentido que preciso mais agora? Rever assuntos em que me sinto desatualizado? Me aprofundar mais em algo? Encarar um assunto que sinto ser importante, mas que foi negligenciado? Aprender algo novo? Me diferenciar em alguma área? Quanto mais específico e centrado no presente for o seu propósito, maiores as chances de você não só terminar, como aproveitar melhor o curso.
Preço x valor
Existe uma tendência em considerar melhor custo x benefício vários cursos baratos em detrimento de algum mais caro. Mas, da mesma forma que gostamos de ver nosso trabalho valorizado, devemos valorizar o trabalho do professor e entender o que está por trás de um curso, seja online ou presencial.
Qualquer curso envolve anos de experiência e estudo, muitas horas na elaboração e confecção de aulas e construção de diferenciais, disponibilidade para tirar dúvidas, criação de uma comunidade, grupos de estudo e material teórico. Mesmo que um curso online não tenha custos com auditório e coffee break, isso não quer dizer que não existam outros custos que podem ser até maiores, como marketing, gerenciamento de redes sociais, plataforma para hospedar o curso, suporte de informática, assinatura de aplicativos, etc. Não é fácil fazer um curso, principalmente um que agregue valor e promova alguma transformação. E, quando um curso é muito barato, nós também acabamos não valorizando muito, como aquela roupa baratinha comprada na promoção que nunca é usada. Portanto, não escolha ou exclua um curso somente pelo preço, mas pelo que ele vai agregar à sua vida.
“Se você acha que a instrução é cara, experimente a ignorância”. Benjamin Franklin
コメント