LOCALIZAÇÃO DAS ALTERAÇÕES
Existe uma certa controvérsia em relação à descrição das alterações localizadas na região do encontro das facetas medial e lateral da patela e da tróclea.
O termo apex ou ápice não é recomendado porque pode confundir com o apex ou ápice da anatomia óssea que descreve a porção mais inferior da patela, e não o encontro das facetas que se estende em todo o eixo craniocaudal da patela.
Adaptando a nomenclatura da geometria dos polígonos e poliedros, encontramos os termos:
-
Face ou faceta - superfície plana que forma um lado do objeto
-
Aresta - são as linhas de encontro entre duas faces, que na patela corresponderia à crista (linha de união das facetas medial e lateral)
-
Vértice - Ponto de encontro entre três ou mais arestas
Assista também ao vídeo só sobre a LOCALIZAÇÃO DAS LESÕES NO JOELHO no nosso canal do YouTube.
RECESSOS ANTERIORES
PRINCIPAIS RECESSOS ARTICULARES DO JOELHO
Pequena distensão do recesso gastrocnêmio medial - semimembranoso é fisiológica. Quando anormal há formação de coleção cística decorrente de um mecanismo valvular, em que o líquido articular preferencialmente preenche o recesso, não retornando para a cavidade articular, situação que pode se sintomática e é denominada cisto de Baker ou cisto poplíteo.
Se você descreve pequena distensão do recesso como "Diminuto ou mínimo cisto de Baker", assista ao vídeo com a explicação do porque essa frase deve ser repensada: