ANATOMIA - NERVOS
NERVO PERIFÉRICO
PLEXO BRAQUIAL
Inervação sensitiva do membro superior
NERVO MEDIANO
Músculos inervados por ramos do mediano
Inervação sensitiva do mediano na mão
-
Nervo mediano contém fibras de todas as raízes do plexo braquial, de C5 a T1.
-
Trajeto:
-
Desce pelo braço junto da a. braquial
-
Lateral no 1/3 superior, depois cruza no 1/3 médio para ficar em situação medial no 1/3 inferior, superficialmente aos músculos braquiais
-
Entre as cabeças do pronador redondo
-
Compartimento anterior via fossa cubital, onde origina o n. interósseo anterior
-
Entre os flexores profundo e superficial dos dedos onde origina o n. palmar superficial
-
Túnel do carpo volar ao retináculo dos flexores
-
NERVO ULNAR
Músculos inervados por ramos do ulnar
Inervação sensitiva do ulnar na mão
-
Nervo ulnar contém fibras de C8 e T1.
-
Trajeto:
-
Desce pela face medial do braço no compartimento anterior
-
Junção dos 2/3 superiores e 1/3 inferior ultrapassa o septo intermuscular e entra no compartimento posterior ficando em situação posterior ao epicôndilo medial no túnel cubital
-
Antebraço superior volta ao compartimento anterior em trajeto entre as cabeças do flexor ulnar do carpo em situação medial e superficial ao flexor ulnar do carpo
-
Superficial ao túnel do carpo no Canal de Guyon
-
Ramos palmares superficiais e profundos
-
NERVO RADIAL
Músculos inervados por ramos do radial
Inervação sensitiva do radial e seus ramos
-
Nervo radial costuma conter fibras de todas as raízes do plexo braquial, de C5 a T1 (T1 é variável).
-
Trajeto:
-
Se continua com o cordão posterior do plexo braquial.
-
Desce na região axilar posterior pelo braço em situação dorsal à artéria braquial, passando abaixo do ventre muscular do músculo redondo maior.
-
Passa junto à face medial do colo do úmero em direção à porção lateral do tríceps com curso descendente entre as cabeças medial e lateral ao longo da fossa espiral (radial) na face posterior da diáfise umeral.
-
Na junção dos 2/3 superiores e 1/3 inferior do úmero atravessa o septo intermuscular lateral e entra no compartimento anterior proximal ao côndilo umeral lateral, ficando anterior ao epicôndilo lateral entre os músculos braquial e braquiorradial no cotovelo.
-
Túnel radial – estende-se da articulação radioumeral até a porção proximal do m. supinador, sendo delimitado pela cápsula articular posteriormente, as unidades miotendíneas do braquial e bíceps medialmente e do braquiorradial, extensores radiais curto e longo do carpo lateralmente.
-
-
Ao entrar no antebraço o n. radial se divide nos ramos superficial (sensitivo) e profundo (motor).
-
O ramo superficial do n. radial tem curso anterolateral no antebraço, se tornando cada vez mais superficial e lateral, localizado no tecido subcutâneo cerca de 5 a 10 cm proximal ao estiloide radial, com parte do trajeto ao longo do ramo superficial da artéria radial e próximo à veia cefálica. Distalmente localiza-se lateralmente ao primeiro compartimento extensor no punho.
-
O ramo profundo do n. radial entra na fossa cubital lateralmente com trajeto intramuscular no supinador. Quando cursa abaixo da superfície dorsal da membrana interóssea em situação posterior entre as cabeças do músculo supinador passa a ser denominado n. interósseo posterior.
-